quinta-feira, 18 de agosto de 2011

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DO SOLO

O Homem é gravemente afetado pela poluição das águas.





A água é indispensável à vida e à maior parte das atividades humanas. O homem tem degradado a qualidade da água, ao lançar-lhe substancias poluentes.


A Poluição das Águas é a responsável:  

Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e  ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão desaguar em rios e lagos.
A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para a beira- mar ou margens de rios contribui para a poluição das águas.
Conseqüências:  Um dos muitos tipos de animais que morrem serão os peixes, alimento necessário à nossa alimentação.

Medidas contra a poluição das águas:

Ainda que a evolução dos processos técnicos permita atualmente a limpeza dos rios já poluídos, como ocorreu com o rio Tamisa, na Inglaterra, estas operações são demoradas e dispendiosas. Por isso, as medidas preventivas são mais importantes. Assim é necessário adotar um conjunto de medidas técnicas e jurídicas, planejadas integralmente e adequadas às condições de cada comunidade. Entre elas podemos citar;
- Interdição dos despejos e aplicação de multas pesadas às indústrias poluidoras. Os resíduos perigosos, como metais pesados, devem ser armazenados e recuperados mesmo quando isto não for lucrativo economicamente.
- Proibição de fabricar detergentes não biodegradáveis, já executados em vários países, inclusive no Brasil.
- Construção de estações para o tratamento de água e esgoto.
- Construção de instalações para transformar os detritos e os dejetos animais em adubos, para a produção de gás combustível.
- Proibição do lançamento de produtos petrolíferos no mar e instalação, nos petroleiros, de equipamentos que permitam separar o óleo da água, devolvendo a terra e aproveitando-o novamente. Pesquisas recentes vêm sendo feitas com variedades de bactérias produzidas em laboratório, capazes de decompor o petróleo, e que podem ser usados para limpar os tanques dos navios.



O Homem é gravemente afetado pela poluição dos solos





A poluição dos solos é característica das zonas  rurais, em conseqüência da agricultura moderna, que tem como objetivo produzir cada vez mais alimentos,  em  locais nem sempre adequados. Para, além disso,  as acumulações de lixos urbanos ou industriais também contribuem para   este tipo de poluição.

 A  Poluição do Solo é a responsável:

Pelo desenvolvimento  de ratos, moscas, micróbios patogênicos além de seres transmissores de doenças infecciosas. Isso acontece quando se acumulam resíduos sólidos, urbanos ou industriais em lixeiras. Estes locais não têm as condições essenciais para acumular o lixo em segurança. Do ponto de vista estético são locais desagradáveis e que  libertam odores incômodos.

Medidas para solucionar problemas causados pela poluição do solo:

- Elaboração de substitutos para os inseticidas;
- Campanhas educativas que alertem o perigo do uso dos agrotóxicos sem a indicação técnica de um agrônomo especializado;
- Divulgação e uso de técnicas avançadas na agricultura como o controle biológico de pragas e de conservação do solo;
- Investimento e melhoria em projetos de irrigação;
- Financiamentos para agricultura e para o homem do campo, dando-lhe condições para viver e se sustentar no campo;
- Investimentos nos projetos de transposição das águas;
- Participação da população nas campanhas de reflorestamento;
- Saneamento básico para todos;
- Instalação de estações de tratamento e reciclagem de lixo;
- Leis práticas e rigorosas que defendam as florestas, as matas e todo o tipo de patrimônio ambiental, com penalizações severas para os que devastam e poluem;
- Incentivo para as empresas privadas investirem na coleta do lixo reciclável;
- Campanhas de conscientização da população a consumirem só o necessário, a reciclarem o seu lixo e cooperarem com o trabalho de coleta.

 

2 comentários:

  1. Legal cuidar do meio ambiente entre no meu facebook (ERICK ALVES)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! nos preocuparmos com meio ambiente é necesssario.

    ResponderExcluir