terça-feira, 16 de agosto de 2011

Doenças Causadas pela Poluição  


O Homem é gravemente afetado pela poluição atmosférica.





    Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos.
     A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente. É essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade. Esses são os dois fatores contemporâneos que podem explicar claramente os atuais índices de poluição.
     O tempo foi passando, e a busca em progredir aumentou, melhorando as condições de vida do ser humano, e o progresso trouxe consigo problemas que nos foram intoxicando aos poucos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente.


     A Poluição Atmosférica é a responsável:


Pela destruição da camada de ozônio. O ozônio é um gás que forma uma fina camada nos níveis mais altos da atmosfera e que tem a função de proteger os seres vivos contra as radiações ultravioleta do Sol.
Conseqüências:  Os raios ultravioletas do sol invadem a terra provocando graves tipos de cancros de pele. Os olhos poderão ser afetados levando à cegueira.
O  sistema imunitário também poderá ser afetado, sendo possível que se torne menos resistente a certas infecções virais.
Pelas chuvas ácidas que resultam da mistura da  transformação química de certos produtos lançados na atmosfera pela indústria e pelos veículos motorizados com o vapor d’água, dando origem a ácidos como, por exemplo, o acido sulfúrico. A chuva ácida não é mais do que o retorno destes gases, em forma de ácidos para a superfície da Terra.
  Conseqüências: Os ácidos daí resultantes são responsáveis pela destruição de florestas e morte de animais, pois  vai  tornar ácidas as águas dos rios, lagos e mares.


Medidas de Combate a poluição do Ar


- Medir e conhecer a concentração dos poluentes no ar;
- Definir as fontes poluentes;
- Definir a qualidade do ar;
- Analisar os valores limite;
- Observar a evolução da qualidade do ar;
- Planear ações que promovam uma melhor qualidade do ar, tais como: reordenar atividades sócio-econômicas, localizar fontes poluentes, alterar o percurso rodoviário e reduzir as emissões de poluentes atmosféricos. Para reduzir a concentração dos poluentes atmosféricos são necessárias tanto medidas preventivas como corretivas, assumindo a informação um papel fundamental na mobilização dos cidadãos. Entre os principais meios de intervenção disponíveis contam-se:
- Estabelecimento de limites de qualidade do ar ambiente;
- Definição de normas de emissão;
- Licenciamento das fontes poluidoras;
- Incentivo à utilização de novas tecnologias;
- Utilização de equipamento de redução de emissões (por exemplo os catalizadores nos automóveis e a utilização de equipamento de despoluição de influentes gasosos nas indústrias);
- Controle dos locais de deposição de resíduos sólidos, impedindo os fogos espontâneos e a queima de resíduos perigosos;
- Utilização de redes de monitorização da qualidade do ar;
- Incentivo à permanência de florestas naturais;
- Estabelecimento de Planos de Emergência para situações de poluição atmosférica graves;
- Criação de serviços de informação e de auxílio às populações sujeitas ou afetadas pela poluição atmosférica;
- Plantar árvores;
- Os valores limite de concentração de poluentes atmosféricos definem níveis de concentração de poluentes no ar ambiente necessários (com uma determinada margem de precaução) para proteger a saúde pública. Atualmente, em Portugal, existem limites para SO2, Partículas em Suspensão, NO2, CO, Chumbo e Ozônio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário