domingo, 3 de abril de 2011

Começando pela nossa casa"


O “Começando pela nossa casa” é uma iniciativa da Famai e visa sensibilizar cerca de seis mil servidores públicos para o consumo consciente e coleta seletiva. A meta é inserir critérios ambientais na administração pública. Eles vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo municipal até a gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho e menor impacto sobre o meio ambiente.





Esta foi a primeira capacitação do projeto, a programação conta com palestras, visitas ao Aterro Sanitário e Cooperfoz, apresentações teatrais, distribuição de cartilhas, cartazes, lixeiras e adesivos e reuniões de acompanhamento e avaliação.

Todos nós sabemos a grande importância de separar o lixo, latinhas, papel, plástico, mas muitos se perguntam o que fazer com as pilhas e o oléo vegetal?. Devido a dificuldade de encontrar os pontos de coletas p/ esse tipo de material, estamos publicando os pontos de coleta em Itajaí.

7 comentários:

  1. Olá,

    Verifiquei, na Barigui em Itajai e Shopping Atlântico em Bálneario pontos de coleta de plhas.

    Iramir

    ResponderExcluir
  2. Olá Sou Alexasandra Simas Eleutério faço curso de alimentação no senai e esse blog ficou de mais bem informativo ficou bem legal espero que cresça bastante com mais informações obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Esse Blog ficou muito criativo e com bastantes informações se cada um se conscientizar, podia ser um projeto muito legal de trabalhar, pois com essas idéias podemos ter tudo que agente quer e ainda ajudando o meio ambiente.


    Luiz Gustavo Werner, AIPC1

    ResponderExcluir
  4. Olá sou Danilo G. Setubal do Curso de Aprendizagem Industrial em Programador de Computador.
    Gostaria de parabenizar o pessoal do Curso Tec. em Segurança do Trabalho por fazer mais uma conscientização sobre Reciclagem, Pontos de Coleta para pilhas e baterias,óleo vegetal e resíduos poluentes que são jogados em Aterros.
    Geralmente as pessoas que jogam esses resíduos, matériais, etc, não conhece pontos de coleta ou não sabem o que acontece com esse matérias quando são jogados em locais indevidos,os matérias recicláveis demoram muito tempo para se decompor, as pilhas são matérias que possuem radiação, que podem ser prejudiciais a saúde e óleos e resíduos poluentes podem contaminar o solo e se jogado na pia contaminam rios e mares, matando a vida marinha e com isso você acaba tomando esse resíduos, pois sua água vem dos rios.

    Parabéns pelo material espero que cresça, abordando sobre outros problemas que afetam o meio ambiente.

    Valeu

    ResponderExcluir
  5. É com iniciativas como essa da FAMAI, e com cada um fazendo sua parte podemos mudar o mundo ;)

    Obs:Não Sabia que existiam pontos de coleta para óleo,pilhas,etc.Muito bacana :D

    Guilherme-AIPC1-Senai/SC

    ResponderExcluir
  6. Realmente é muito bacana, a iniciativa dos alunos.
    Devido a correia do dia-a-dia, muitas pessoas acabam deixando de lado as questões ambientais, sem se notar no grande mal que fazem p/ si mesmos.
    E o mais bacana é a questão que o blog indica as soluções como diz a lenda " problemas qualquer um identifica", mas a questão é como resolver isso.
    Em minha vida tornei algumas atitudes como algo cultural e que compartilho com meus colegas.

    Por exemplo na empresa onde eu trabalho p meu setor utilizamos em media de 3 resmas por semana, sempre antes de imprimimos fazemos uma visualização p/ ter certeza que não sairá errado, reutilizamos o verso, com isso tivemos uma economia de mais ou menos uma resma.
    Com uma pequena atitude, tivemos uma grande mudança.

    Abrss.

    Osmar Junior
    Admin.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo assunto para um blog SENAI sustentável, a questão de coleta de pilhas, baterias e até mesmo o óleo vegetal não precisa somente dos pontos de coleta, e sim uma conscientização da mídia para levar a informação a todos e os fazerem saber onde fica os locais devidos para a coleta, já a questão do óleo vegetal, teve um destino da reutilização na fabricação de sabão, evitando com que fosse jogado no solo e poluindo os lençóis freáticos, as pilhas e baterias já são um pouco diferentes, quando jogados ao ambiente, pode houver ruptura na sua estrutura metálica e a liberação de metais que possuem alta capacidade de poluição, além do risco desses metais irem para as águas subterrâneas, baterias de celulares é o principal problema na poluição, estima-se que cerca de 11 toneladas de baterias são descartadas anualmente, então, descartem com consciência. Procure o ponto de coleta mais próximo e faça bom proveito, outro ponto de Itajaí que faz essa coleta é no próprio SENAI, disponibilizando lixeiros separados para pilhas e baterias. Até mais pessoal, boa postagem.

    Filipi Teixeira Kunz
    Eletromecânica III, Vespertino SENAI/Itajaí-SC

    ResponderExcluir