terça-feira, 12 de abril de 2011

Fases da Reciclagem

O CONCEITO DE RECICLAGEM

Recuperação, reprocessamento ou reutilização de materiais descartados como alternativa à sua disposição final em forma de resíduo (Nathanson, 1986).
Utilização como matéria prima de materiais que, de outra forma, seriam considerados despejos (Diccionario da Natureza, 1987).

Faces da Reciclagem

No Brasil, milhares pessoas vivem do aproveitamento de materiais recicláveis, profissão que foi reconhecida oficialmente no ano 2002. Mais de 100.000 pessoas vivem da reciclagem do alumínio, 25.000 da reciclagem nos aterros e lixões. Essa população é responsável pelo fornecimento de 90% dos materiais necessários à indústria da reciclagem  (fonte: Forum lixo e cidadania).

Fases da reciclagem da garrafa PET

1.Recolhida: As garrafas e outras embalagens usadas são recolhidas pelos catadores, lavadas e separadas por cores. Nesta fase, são retirados o rótulo, a tampa e a embalagem passa por um processo de secagem. Então o PET é moído e assim reduzido a pedaços pequenos.

2.Fusão: É feita a uma temperatura de 300 graus, a filtragem e a retirada de impurezas. Na fábrica onde é produzida a fibra, repete-se o processo de fusão a 300 graus e o material é passado por equipamentos que o separam em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que o algodão.

3.Estiragem: A fibra é transformada em fio. As fibras feitas a partir da garrafa PET reciclada podem ser usadas sozinhas ou associadas a outro tecido, como a seda ou o algodão. Para peças do vestuário, o poliéster é mesclado com algodão, mas isso acontece tanto com o poliéster feito a partir de matéria-prima reciclada, como o feito a partir de matéria-prima virgem, isso porque o tecido 100% poliéster pode dificultar a transpiração.



Coisas Legais para se fazer com garafas PET.


*Porta Jornais.


*Cofrinho


*Porta Lápis


*Porta pincel tipo bolsa


*Candelabro


*Vaso de Flores

7 comentários:

  1. esse assunto possibilita o conhecimento de uma série de questões a respeito das relações do homem com o meio ambiente bem como suscitar acerca das conseqüências que essas relações vêm desencadeando.Meus parabéns aos alunos do sanai que desenvolveram este Blog pois é preciso que temos consciência sobre o que esta acontecendo com o nosso planeta terra, e que temos que tomar providências imediatamente.(Glaúcia Cruz da Silva. Cursando AIPC 1 vespertino, Senai,Itajái, SC )

    ResponderExcluir
  2. achei bastante interessante,pois tem pessoas que querem reciclar e não sabem como, e acima ja tem exemplos, ajudando a dar ainda mais ideias.
    Em casa eu tenho um desse cofre, que alias é muito facil de fazer, alem de ser rapido, e é tambem um otimo enfeite.
    E pra quem nao quer reciclar em casa, separe o lixo, existe dias de coleta de lixo reciclavel,
    é facil e ainda o meio ambiente
    (Renan B.Ferrari da silva. Cursando AIPC 1 vespertino, Senai,Itajái, SC )

    ResponderExcluir
  3. Kelvin Eduardo Wieth - AIPC1

    "Desenvolvimento sustentável, brilha muito no SENAI! :]"

    ResponderExcluir
  4. Que legal :D
    Não tinha ideia de como era o processo de reciclagem...
    É muito legal pensar que uma coisa que jogamos fora hoje possa vir a se tornar "nova" de novo.

    Obs:Muito massa essas coisas feitas com garrafa pet,o cofrinho ficou show de bola :D

    Guilherme-AIPC1-Senai/Sc

    ResponderExcluir
  5. Patrick Soares dos Passos2 de maio de 2011 às 09:39

    Patrick Soares dos Passos - AIPC1
    _________________________________

    Muito boa iniciativa de fazer o blog.

    ResponderExcluir
  6. A equipe desenvolvedora do blog tomou uma bela iniciativa em levar o conteúdo para que todos possam ter essas informações, mostrando que ainda podemos ajudar o meio ambiente com pequenas ações, mas de grande ajuda. Uma coisa boa são instituições que trazem pessoas de baixa renda que buscam por um futuro melhor e os mostram o caminho da arte, de que a coleta de lixo não é a ultima opção, parecido com o filme Lixo Extraordinário, que inspirou a muitos catadores de que ainda podiam ter uma vida melhor sem ir para o mau caminho. Muito bom o blog, bem informado e de grande exemplo para as pessoas de como podemos fazer a diferença no mundo, estão de parabéns.

    Filipi Teixeira Kunz
    Eletromecânica III vespertino, SENAI/Itajaí-SC

    ResponderExcluir
  7. Adorei a iniciativa de vocês, estão fazendo um ótimo trabalho. Saibam vocês que é assim que tudo começa, pequenos gestos que fazem grande diferença.

    Estarei a disposição para o que precisarem

    Kathelyn Anni Soares
    Secretaria Escolar dos Cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Logística e Eletrotécnica - SENAI-Itajaí

    ResponderExcluir