sábado, 29 de outubro de 2011

Ciclo da reciclagem de metais

Reciclagem de Metais
 
A reciclagem de ferro e aço é uma das formas de reaproveitamento mais antigas do mundo. Já no Império Romano, os soldados recolhiam utensílios e armas após guerras para serem refundidos. Enquanto mais foi aumentando a utilização do ferro, mais a reciclagem desse material foi crescendo. 49% das empresas de sucata estão em São Paulo e 13% se dividem entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Assim, a reciclagem de ferro, na verdade, tem muito a ver com reaproveitamento. A sucata é responsável por mais de um quarto do material que sai novinho em folha no país. Em 2006, das 31 milhões de toneladas de aço produzidas no Brasil, 8,3 milhões foram utilizadas, ou seja, 26,7% do novo aço produzido. 
 

O processo de reciclagem

O seu processo tanto de captação quanto de beneficiamento é muito semelhante ao da lata de alumínio, o aço leva desvantagem porque os catadores acabam recebendo menos pelo aço do que pelo alumínio. Mesmo assim, as latas de aço alcançaram um índice significante de reciclagem: cerca de 85% em 2006.
Já os outros materiais com aço tomam um  rumo diferente. Bom, antes de mais nada, assim que os caminhões chegam às fábricas com o material, eles são examinados para verificar se não há nenhum material radioativo.




Separam-se magneticamente as sucatas em ferrosos e não – ferroso e ainda em:






Sucatas pesadas: geralmente encontradas nos "ferros-velhos" (vigas, equipamentos, chapas, grelhas etc.).Sucatas de processo: cavacos, limalhas e rebarbas, além de peças defeituosas que voltam ao processo industrial.Sucatas de obsolescência: materiais destinados ao lixo após o uso. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro, 154 kg de carvão e 18 kg de cal. Geralmente os metais ferrosos são direcionados para as usinas de fundição, onde a sucata é colocada em fornos elétricos ou a oxigênio, aquecidos a 1.550 graus centígrados. Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado líquido, o material é moldado em tarugos e placas metálicas, que sendo cortados na forma de chapas de aço. A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários setores industriais - das montadoras de automóveis às fábricas em latinhas de conserva.



economia de minérios;
economia de energia;
economia de água;
aumento da vida útil dos lixões;
diminuição das áreas degradadas pela extração do minério;
diminuição da poluição;
geração de empregos e recursos econômicos para os intermediários.


OBS: INFORMAÇÕES PESQUISADAS PELOS ALUNOS ADALBERTO E TAIANE DO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário