terça-feira, 13 de setembro de 2011

IMPACTOS AMBIENTAIS DE ABATEDOUROS


ABATEDOUROS




A produção animal para corte no Brasil é uma atividade econômica de grande relevância que se traduz no surgimento de um número crescente de abatedouros, seja de suínos, bovinos ou de aves. Mesmo sendo considerado um grande produtor de carne, o Brasil enfrenta grandes problemas em relação à inspeção no abate. Segundo o Serviço de Inspeção Federal, em 1996 mais de 50% da carne consumida no País foi proveniente de abatedouros clandestinos, sem qualquer tipo de fiscalização, e sem condições higiênico sanitárias necessárias para garantir a qualidade dos alimentos e a preservação do meio ambiente (Alencar, 2002).Um importante aspecto a ser considerado em abatedouros são as águas residuárias e os resíduos sólidos gerados nas diversas etapas do processo industrial, além da limpeza e higienização das instalações e equipamentos, que constituem, pela sua composição, fontes de poluição e contaminação que ameaçam constantemente o meio ambiente, e em particular, os corpos receptores. No Brasil, não são raros os abatedouros com precárias instalações e condições de higiene e que não dispõem de sistema de tratamento e disposição final adequada de seus resíduos, o que torna o tema de extrema importância.


O crescimento populacional e consequente aumento de consumo leva ao surgimento de um número crescente de indústrias, resultando numa pressão sobre o meio ambiente. Com uma população mundial prevista em 2020 de oito
bilhões de habitantes (Novaes, 2000) a degradação ambiental é assunto de extrema importância atualmente. Para promover a proteção e a melhoria da qualidade ambiental, e ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico e social, é preciso abandonar o velho conceito de inesgotabilidade dos recursos naturais. Conceitos como prevenção à poluição, reutilização, reciclagem e planejamento estão a cada dia ganhando mais espaço nas atividades produtivas. O desenvolvimento econômico deve ser alcançado respeitando-se o potencial e as limitações do meio ambiente.

Baseado nas informações obtidas considerou-se importante que, além do manejo ambientalmente adequado dos resíduos gerado sem abatedouros, devem ser aplicadas alternativas de produção sustentável, adequando-se o processo industrial às condições ambientais.

OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo identificar os impactos ambientais causados por abatedouros e propor medidas para minimizar os impactos negativos desse tipo de empreendimento.

IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR ABATEDOUROS

A partir do conhecimento do processo industrial dos abatedouros e determinação dos tipos de resíduos gerados, foi possível identificar os impactos ambientais causados por esta atividade nas fases de implantação e operação. Algumas medidas foram propostas: Minimização de efluentes, recuperação dos subprodutos, tratamento dos efluentes líquidos, tratamento e disposição adequada dos resíduos sólidos, controle da proliferação de insetos, controle de odores. controle de emissões atmosféricas, controle de ruídos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nos estudos de viabilidade ambiental de abatedouros um importante aspecto a ser observado é a sua localização, que deve respeitar as suscetibilidades e vocações do meio ambiente, conforme fatores ambientais específicos, evitando, dessa forma, a degradação ambiental. Neste sentido, o zoneamento ambiental dá importante suporte para o estudo de adequação ambiental de abatedouros, fornecendo informações sobre as características ambientais da área de influência do empreendimento. Considera-se que o manejo ambientalmente adequado dos resíduos gerados em abatedouros deve ir além do aproveitamento de subprodutos, devendo também, ser aplicadas alternativas de produção sustentável, adequando-se o processo industrial às condições ambientais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário