terça-feira, 10 de maio de 2011

TRATAMENTO DO LIXO


TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DO LIXO

Abaixo estão relacionados alguns tipos de disposição de lixo e tratamento e posturas adequadas para lidar com ele.




Lixão



Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Os resíduos assim lançados acarretam problemas como proliferação de vetores de doenças (mosca, mosquito, baratas, ratos e etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume, comprometendo os recursos hídricos. Acrescenta-se a esta situação o total descontrole quanto aos tipos de resíduos recebidos nestes locais, verificando-se até mesmo a disposição de dejetos originados dos serviços de saúde e das indústrias. Comumente ainda se associam aos lixões fatos altamente indesejáveis, como a criação e pastagem de animais e a existência de catadores que muitas vezes residem no local.


Aterro Controlado

Esse método de disposição final de resíduos sólidos urbanos utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos, cobrindo-os com uma camada de material inerte ao final de cada jornada de trabalho. Esta forma de disposição minimiza os impactos ambientais, pois não causa danos ou riscos à saúde pública.








Aterro Sanitário

A concepção de aterro sanitário está relacionada ao tratamento dos resíduos sólidos. O lixo é acondicionado em solo compactado em camadas sucessivas e coberto por material inerte, também é realizada a drenagem de gases e percolados. O processo de inertização dos resíduos é acelerado, minimizando e recuperando a área de deposição. Existem quatro tipos de tratamento para estes resíduos:
 Tratamento por digestão anaeróbica.
.Tratamento por digestão semi-aeróbica.
 Tratamentos biológicos
Vantagens
·        Baixo custo comparado com os outros tratamentos
·        Utilização de equipamentos de baixo custo e de simples operação
·        É possível a implementação em terrenos de baixo Valor
·        Evitam a ploriferação de insetos e animais que transmitem doenças.




Compostagem


A com postagem dos resíduos orgânicos é um dos métodos mais antigos de reciclagem, é um método natural onde os materiais geralmente considerados como "lixo orgânico" (restos de alimentos, aparas e podas de jardins, folhas, etc.) são transformados em um material umidificado que pode ser utilizado em hortas e jardins. Cientificamente o composto é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica em presença de oxigênio do ar.

Incineração

A incineração é uma forma de tratamento de resíduos onde os materiais são queimados em alta temperatura (acima de 900°C) em mistura com uma determinada quantidade de ar e um período pré-determinado, com o objetivo de transformá-los em material inerte, diminuindo simultaneamente o seu peso e volume.

Reciclagem

Reciclagem é um processo através do qual, materiais, que se tornariam lixo, são desviados para serem utilizados como matéria prima na manufatura de outros ou novos bens. Reciclar é muito importante, pois:
.:. Preserva o meio ambiente, diminuindo o material enterrado ou jogado a céu aberto, evitando-se a poluição do ar, terra e água e diminuindo a retirada de recursos naturais que muitas vezes não são renováveis, ex: Petróleo.
.:. Torna o custo da produção menor, se comparando com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem.
 Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui o desperdício.
 Diminui o depósito de lixo em lugares clandestinos.
 Reduz o consumo de energia na produção.
 Gera renda pela comercialização dos recicláveis.
 Gera emprego através da criação de usinas de reciclagem

3 comentários:

  1. O aterro tem papel fundamental no controle dos resíduos formados pelo lixo, o lixo que a gente produz no dia a dia, e que muitas vezes não tomamos consciência de aonde ele vai parar, o aterro controlado em si, resume-se no aterro com dutos com a liberação do gás metano produzido pelo lixo, que é queimada na hora da liberação, em alguns países utilizam esses gás para a produção de combustível GNV.

    Outro aterro, é o sanitário, feito devidamente nos critérios de engenharia e nas normas operacionais, que através de camadas, permite um confinamento seguro na questão de controle ambiental. A escolha do terreno para ser feito o aterro já é planejada desde o projeto, onde precisa de licenciamentos ambientais, uma limpeza do terreno onde vai ser posto o aterro, e obras de terraplanagem, acessos e entre outros, para que fique tudo devidamente seguro.

    Esse tipo de aterro recebe tecnologia para a coleta e o tratamento do chorume, evitando com que esse líquido de impureza infiltre no solo freático. Agora falando um pouco do assunto da reciclagem, citei anteriormente, que o processo de reciclagem pode beneficiar a questão do artesanato, mas também, ajuda nas empresas que compram esse produto coletado, e funciona mais um menos como uma bolsa de valores (de acordo como o filme Lixo Extraordinário relata), quando uma fábrica pede um determinado produto, exemplo, o plástico, os catadores terão foco em buscar esse material que está em alta. Bem, termino por aqui, até mais, valeu.

    Filipi Teixeira Kunz, Eletromecânica III vespertino SENAI/SC-Itajaí.

    ResponderExcluir
  2. bom achei bem interesante, gostei muito de saber destes assuntos acho que todos podem fazer a sua parte ,e que deveria ter mais açoes como essas. ANA KAROLINE CARPES CURSO DE ALIMENTOS

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana! É mais do que hora do criarmos um sistema para minimizar o impacto do lixo no meio ambiente. Digo minimizar, pois não há como extrair de forma absoluta essa reação, já que onde o homem está, há impacto ambiental. Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, logo não há como eliminar o lixo de forma alguma. Temos que o transformar, criar novos projetos.
    Projetos que dêem nova utilidade para ele. E o mais importante é que nesse processo de transformação não haja poluição e emissões de gases.
    Temos que aproveitar mais os grandes centros de reciclagem, que além de ajudar o meio ambiente, movimento a economia.
    Lucas André Pereira Domingos. Logística III. Vesp.

    ResponderExcluir