terça-feira, 14 de junho de 2011

As Formas de Tratamento da Água

Formas de Tratamento da Água 

Filtro Biológico
São unidades de tratamento de esgotos destinados a oxidação biológica da matéria orgânica previamente separada por decantação. A solução formada no decantador é espalhada continuamente sobre um leito de pedras justapostas entre os quais o ar pode circular.



Lagoa Aerada 

É uma modalidade do processo de tratamento por lagoas onde o suprimento de oxigênio é realizado artificialmente por dispositivos eletromecânicos com a finalidade de manter uma concentração de oxigênio dissolvido em toda ou quase toda parte da massa líquida, garantindo as reações bioquímicas que caracterizam o processo. Devido o menor tempo de detenção proporcionado pela aeração artificial, a área ocupada chega a ser até cinco vezes menor que as lagoas facultativas. O lodo biológico que sai juntamente com o efluente das lagoas aeradas precisa ser retido antes do lançamento no corpo receptor, utilizando-se para isso uma lagoa de sedimentação de lodo. Esta segunda unidade tem por objetivo a retenção e digestão do lodo efluente.
Valo de oxidação
Os valos de oxidação são unidades compactadas de tratamento com os mesmos princípios básicos da aeração prolongada e constituem estações de tratamento completo de nível secundário. Suas instalações, com o mínimo possível de unidades de tratamento, concentra processos físicos químicos e biológicos.




 Fossa Séptica

São unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto .




Reator Anaeróbio

É um tanque de fibra com medidas e formato específico, totalmente fechado, onde é lançado o esgoto doméstico. É um método econômico e muito eficiente que trabalha com bactérias anaeróbias (que não precisam de oxigênio para sobreviver).

Lagoa Facultativa

Nas quais ocorrem, de forma simultânea, processos de fermentação anaeróbia, oxidação aeróbia e redução fotossintética. Há predominância de decomposição anaeróbia, devido ao depósito de lodo no fundo. A zona aeróbia situa-se na parte superior, e na zona intermediária encontra-se a camada facultativa. Sua profundidade varia normalmente entre 1,0 e 2,0 metros.
 

Lagoa de Maturação

São unidades dispostas após a lagoa facultativa, com o objetivo, principalmente, de aumentar a remoção de organismos patogênicos, através da ação dos raios ultravioletas do Sol. Também reduz sólidos em suspensão, nutrientes e uma parcela de DBO. Algumas estações de tratamento contam com várias lagoas de maturação, dispostas em série após a lagoa facultativa. Com adequado dimensionamento podem ser conseguidas remoções de coliformes maiores que 99,99%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário