terça-feira, 10 de maio de 2011

Perigo das pilhas


Perigo das pilhas

A pilha é muito utilizada nos dias de hoje, principalmente pelo fato dela dar assistência e fazer com que você tenha maior comodidade. Mas as conseqüências dele não são nada boas.
Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado das pilhas e baterias usadas e a necessidade de disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado (coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final) de pilhas e baterias usadas, a Resolução n° 257/99 do CONAMA resolve em seu artigo primeiro:

As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado”.


"Além dos pontos de coletas, no local onde compramos esses materiais tem por obrigação de receber o mesmo tendo o destino correto."

Vejam algumas curiosidades sobre as pilhas:


- Elas por terem um componente tóxico, quando são descartadas inadequadamente contaminam o solo, água, e lençóis freáticos, que no final acabam afetando a fauna e flora.

- Elas também afetam a qualidade do lixo orgânico. Alem do que, a sua queima nos 
incineradores liberam gases altamente poluentes ao meio ambiente e como seqüência, a quem vive nele.
- Os componentes tóxicos da pilha são: cádmio, chumbo e mercúrio.

Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas.

- Elas devem ter descarte correto.

- Você sabia que as pilhas recarregáveis não têm esses componentes, por isso não vazam!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As pilhas são o segundo maior problema existente, logo atrás das baterias, mas as pilhas tem um caso especial, pois elas ao vazarem, liberam materiais pesados que como foi dito na postagem, afeta o sistema nervoso e entre outros problemas graves, como afetar o lençol freático e assim segue as consequências, e para evitar isso, pontos de recolhimentos devem ser feitos devidamente para ter um melhor destino para elas, mas além disso, somente pontos de recolhimentos não serviriam para que tudo se resolva, uma conscientização na população, até mesmo sistemas de incentivos para a coleta, tais como por exemplo, dar desconto na compra de uma nova pilha caso devolva a utilizada, essas coisas, enfim, minha sugestão termina por aqui, até mais, bom argumento, valeu!

    Filipi Teixeira Kunz, Eletromecânica III , vespertino SENAI/SC-Itajaí.

    ResponderExcluir