terça-feira, 24 de maio de 2011

Resíduos Sólidos


Você sabia?
Biorremediação dos solos contaminados.

A remedição biológica ou biorremediação é um processo mais seguro e eficiente quando comparado aos processos convencionais (físicos e químicos), pois se base-a num processo menos agressivo de remoção de poluentes. Consiste no uso de microrganismos de ocorrência natural, como bactérias, fungos filamentosos e leveduras capazes de transformar compostos como óleos e derivados de petróleo, por exemplo, em substâncias com pouco ou nenhuma toxicidade. Os microorganismos utilizados na biorremediação, como qualquer ser vive, necessitam de nutrientes (nitrogênio, fosfato e outros minerais), carbono e energia para sobreviver. O carbono nas suas mais variadas formas serve de fonte de energia e matéria prima para o crescimento dos microrganismos, e é justamente esta capacidade que os tornam especiais, pois podem processar os contaminantes, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos, para este fim. É importante ressaltar que o resíduo da biorremediação é dióxido de carbono, água e outros elementos inertes ou, simplesmente, uma fonte biodegradável de alimento para formas de vida superiores.

Vitrificação por oxicombustão
A vitrificação de resíduos através de oxicombustão é usada para estabilizar através da fusão a alta temperatura, as cinzas voláteis ou escórias sem uma matriz vítrea inerte. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de meta.
A vitrificação, um método alternativo, consiste na congelação ultra-rápida (- 2500°C/min) na qual o material biológico passa diretamente para o estado vítreo. O grau de vitrificação define as propriedades do material obtido.

Inertização de Silos
A inertização de silos e depósitos é feita para garantir a segurança e evitar os odores das instalações através do Nitrogênio. O Sistema de inertização é um sistema que utiliza gás inerte (principalmente gás carbônico) de alta ou baixa pressão, com a finalidade de reduzir a taxa de oxigênio e por conseqüência eliminar qualquer incidência de incêndio em ambientes fechados ou onde existe movimentação de produtos pulverizados, gerando assim grandes riscos à explosão.

Oxidação química de lixiviados (água sanitária)

A oxidação química de lixiviados é feita para reduzir a DQO, utilizando-se Ozônio e Peróxido de Hidrogênio.
              Lixívia é uma solução alcalina, geralmente de carbonato de sódio ou de potássio, que se emprega para branquear a roupa.
A Demanda química de Oxigênio (DQO) ou Carência química de Oxigénio (CQO), é um parâmetro que mede a quantidade de matéria orgânica suscetível de ser oxidada por meios químicos que existam em uma amostra líquida. Se expressa em mg O2/litro.
O método mede a concentração de matéria orgânica oxidada. Entretanto, pode haver interferências devido a que haja substâncias inorgânicas susceptíveis de serem oxidadas (sulfetos, sulfitos, iodetos, entre outros).
A sua medição permite avaliar parâmetros de quantificação de matéria orgânica em compostos aquosos; podendo ser residuais, de rios e aquíferos, sendo também usado no sector dos resíduos sólidos, em especial nas lamas. No caso de águas potáveis, não é fácil a sua medição directa devido a baixa concentração de matéria orgânica, razão pela qual é usualmente utilizado o método de oxidabilidade com permanganato de potássio (permanganometria).
 
 
Recuperação de energia

             Através da modelização (estabelecer modelos formalizados) é possível controlar e otimizar parâmetros de combustão, por uma tecnologia de simulação (mecânica de fluídos, térmica, cinética, química).

Incineração de resíduos consiste na queima dos resíduos em altas temperaturas em instalações chamadas "incineradores".
 
A incineração de resíduos com Oxigênio permite:
 • Aumentar a capacidade da instalação
 • Otimizar a combustão (não queimados, NOx...)
 • Diminuir os investimentos, reduzindo o tamanho dos
equipamentos.




3 comentários:

  1. Quero Ganhar Pêmio tem bicicreta? com Bagajeiro

    ResponderExcluir
  2. Bom conteúdo, o sistema de purificação dos solos é um grande problema de hoje me dia, não digo em questão de ser ruim para o solo, mas que é pouco em relação a máquinas que fazem esse processo x a produção de residuos tóxicos presentes no solo. O processo em utilizar esse solo depois de fetilizado no reflorestamento é uma grande inovação que até no entando não sabia. Vlws

    Filipi Teixeira Kunz, Eletromecânica III, vespertino, SENAI/SC-Itajaí

    ResponderExcluir