terça-feira, 12 de abril de 2011

Fases da Reciclagem

O CONCEITO DE RECICLAGEM

Recuperação, reprocessamento ou reutilização de materiais descartados como alternativa à sua disposição final em forma de resíduo (Nathanson, 1986).
Utilização como matéria prima de materiais que, de outra forma, seriam considerados despejos (Diccionario da Natureza, 1987).

Faces da Reciclagem

No Brasil, milhares pessoas vivem do aproveitamento de materiais recicláveis, profissão que foi reconhecida oficialmente no ano 2002. Mais de 100.000 pessoas vivem da reciclagem do alumínio, 25.000 da reciclagem nos aterros e lixões. Essa população é responsável pelo fornecimento de 90% dos materiais necessários à indústria da reciclagem  (fonte: Forum lixo e cidadania).

Fases da reciclagem da garrafa PET

1.Recolhida: As garrafas e outras embalagens usadas são recolhidas pelos catadores, lavadas e separadas por cores. Nesta fase, são retirados o rótulo, a tampa e a embalagem passa por um processo de secagem. Então o PET é moído e assim reduzido a pedaços pequenos.

2.Fusão: É feita a uma temperatura de 300 graus, a filtragem e a retirada de impurezas. Na fábrica onde é produzida a fibra, repete-se o processo de fusão a 300 graus e o material é passado por equipamentos que o separam em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que o algodão.

3.Estiragem: A fibra é transformada em fio. As fibras feitas a partir da garrafa PET reciclada podem ser usadas sozinhas ou associadas a outro tecido, como a seda ou o algodão. Para peças do vestuário, o poliéster é mesclado com algodão, mas isso acontece tanto com o poliéster feito a partir de matéria-prima reciclada, como o feito a partir de matéria-prima virgem, isso porque o tecido 100% poliéster pode dificultar a transpiração.



Coisas Legais para se fazer com garafas PET.


*Porta Jornais.


*Cofrinho


*Porta Lápis


*Porta pincel tipo bolsa


*Candelabro


*Vaso de Flores

domingo, 3 de abril de 2011

Começando pela nossa casa"


O “Começando pela nossa casa” é uma iniciativa da Famai e visa sensibilizar cerca de seis mil servidores públicos para o consumo consciente e coleta seletiva. A meta é inserir critérios ambientais na administração pública. Eles vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo municipal até a gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho e menor impacto sobre o meio ambiente.





Esta foi a primeira capacitação do projeto, a programação conta com palestras, visitas ao Aterro Sanitário e Cooperfoz, apresentações teatrais, distribuição de cartilhas, cartazes, lixeiras e adesivos e reuniões de acompanhamento e avaliação.

Todos nós sabemos a grande importância de separar o lixo, latinhas, papel, plástico, mas muitos se perguntam o que fazer com as pilhas e o oléo vegetal?. Devido a dificuldade de encontrar os pontos de coletas p/ esse tipo de material, estamos publicando os pontos de coleta em Itajaí.